No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ORALIDADE - COMPREENSÃO:
- Interpretar o(s) discursos(s) do género debate.
- Apreciar a validade dos argumentos aduzidos pelos participantes de um debate.
- Identificar marcas reveladoras das diferentes intenções comunicativas.
ORALIDADE - EXPRESSÃO:
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- Planificar o texto oral elaborando um plano de suporte, com tópicos, argumentos e respetivos exemplos
- Participar construtivamente em debates em que se explicite e justifique pontos de vista e opiniões, se considerem pontos de vista contrários e se reformulem posições
- Produzir textos de opinião com propriedade vocabular e com diversificação de estruturas sintáticas
- Avaliar, individualmente e/ou em grupo, textos produzidos por si próprio através da discussão de diferentes pontos de vista
LEITURA:
- Ler, em suportes variados, textos de diferentes graus de complexidade argumentativa dos géneros apreciação crítica e artigo de opinião
- Realizar leitura crítica e autónoma
- Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa
- Analisar a organização interna e externa do texto
- Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista
- Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto
- Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação
- Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX (ver Anexo 1)
- Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais
- Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético e do texto narrativo
- Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia
- Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos
- Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais
- Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes
- Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados
ESCRITA:
- Escrever textos de opinião, apreciações críticas, exposições sobre um tema
- Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante
- Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados
- Utilizar os mecanismos de revisão, de avaliação e de correção para aperfeiçoar o texto escrito antes da apresentação da versão final
- Respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas
GRAMÁTICA:
- Explicitar aspetos essenciais da lexicologia do português (processos irregulares de formação de palavras)
- Realizar análise sintática com explicitação de funções sintáticas internas à frase, ao grupo verbal, ao grupo nominal, ao grupo adjetival e ao grupo adverbial
- Sistematizar conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre constituintes, orações e frases
- Distinguir frases com diferentes valores aspetuais (valor perfetivo, valor imperfetivo, situação genérica, situação habitual e situação iterativa)
- Demonstrar, em textos, os mecanismos anafóricos que garantem as cadeias referenciais
- Avaliar um texto com base nas propriedades que o configuram (processos de coerência e coesão)
- Utilizar intencionalmente modalidades de reprodução do discurso
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 12º Ano Português)