Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 12º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Interpretar o(s) discursos(s) do género debate.
  • Apreciar a validade dos argumentos aduzidos pelos participantes de um debate.
  • Identificar marcas reveladoras das diferentes intenções comunicativas.

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

<

  • Planificar o texto oral elaborando um plano de suporte, com tópicos, argumentos e respetivos exemplos
  • Participar construtivamente em debates em que se explicite e justifique pontos de vista e opiniões, se considerem pontos de vista contrários e se reformulem posições
  • Produzir textos de opinião com propriedade vocabular e com diversificação de estruturas sintáticas
  • Avaliar, individualmente e/ou em grupo, textos produzidos por si próprio através da discussão de diferentes pontos de vista
  •  

LEITURA:

  • Ler, em suportes variados, textos de diferentes graus de complexidade argumentativa dos géneros apreciação crítica e artigo de opinião
  • Realizar leitura crítica e autónoma
  • Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa
  • Analisar a organização interna e externa do texto
  • Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista
  • Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto
  • Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação
  • Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas
  •  

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX (ver Anexo 1)
  • Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais
  • Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético e do texto narrativo
  • Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia
  • Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos
  • Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais
  • Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes
  • Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados

ESCRITA:

  • Escrever textos de opinião, apreciações críticas, exposições sobre um tema
  • Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante
  • Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados
  • Utilizar os mecanismos de revisão, de avaliação e de correção para aperfeiçoar o texto escrito antes da apresentação da versão final
  • Respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas
  •  

GRAMÁTICA:

  • Explicitar aspetos essenciais da lexicologia do português (processos irregulares de formação de palavras)
  • Realizar análise sintática com explicitação de funções sintáticas internas à frase, ao grupo verbal, ao grupo nominal, ao grupo adjetival e ao grupo adverbial
  • Sistematizar conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre constituintes, orações e frases
  • Distinguir frases com diferentes valores aspetuais (valor perfetivo, valor imperfetivo, situação genérica, situação habitual e situação iterativa)
  • Demonstrar, em textos, os mecanismos anafóricos que garantem as cadeias referenciais
  • Avaliar um texto com base nas propriedades que o configuram (processos de coerência e coesão)
  • Utilizar intencionalmente modalidades de reprodução do discurso
  •  

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 12º Ano Português