No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ÁREAS TEMÁTICAS/ SITUACIONAIS:
- A Língua Inglesa no Mundo: Evolução da língua inglesa enquanto fenómeno social, político e cultural; Diversidade na língua inglesa.
- Cidadania e Multiculturalismo: A Declaração Universal dos Direitos do Homem; Conviver com a diversidade.
- Democracia na Era Global: Tendências nas sociedades democráticas; Democracia em mudança.
- Culturas, Artes e Sociedade: A segunda metade do Século XX na literatura, no cinema, na música; A diversidade das vozes nos países de expressão inglesa
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA:
- Compreensão oral - Compreender diversos tipos de discurso e seguir linhas de argumentação complexas, no âmbito das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras áreas do conhecimento; interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação explícita e implícita; compreender um leque variado de enunciados orais, tanto em presença como através dos media; interagir na diversidade da língua inglesa em contexto de uso internacional, envolvendo falantes de culturas distintas.
- Compreensão escrita - Ler e compreender textos extensos, literários e não literários, e identificar diferenças de estilo; interpretar informação explícita e implícita em diversos tipos de texto, relacionando-a com o seu conhecimento e vivência pessoal.
- Interação oral - Interagir com espontaneidade, fluência e eficácia em língua inglesa, participando em discussões, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos previamente; apresentar e discutir detalhadamente as áreas temáticas, desenvolvendo linhas de argumentação consistentes e fundamentadas.
- Interação escrita - Responder a um questionário, email, chat e carta, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.
- Produção oral - Exprimir-se de forma clara e detalhada sobre as áreas temáticas; verbalizar perceções, experiências e opiniões; apresentar informação de uma forma clara e sequenciada.
- Produção escrita - Elaborar, sem dificuldade, textos claros e variados, de modo fluente e estruturado, atendendo à sua função e destinatário; elaborar textos complexos, no âmbito das áreas temáticas apresentadas, desenvolvendo linhas de argumentação consistentes e fundamentadas; reformular o trabalho escrito, adequando-o à tarefa proposta.
COMPETÊNCIA INTERCULTURAL:
- Reconhecer realidades interculturais distintas - Demonstrar capacidades de comunicação intercultural e abertura perante novas experiências e ideias, face a outras sociedades e culturas; manifestar interesse em conhecer as mesmas e sobre elas realizar aprendizagens; relacionar a sua cultura de origem com outras culturas, relativizando o seu ponto de vista e sistema de valores culturais; demonstrar capacidade de questionar atitudes estereotipadas perante outros povos, sociedades e culturas; desenvolver atitudes e valores cívicos e éticos favoráveis à compreensão e convivência multicultural; alargar conhecimentos acerca dos universos socioculturais dos países de expressão inglesa.
COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA:
- Comunicar eficazmente em contexto - Demonstrar abertura para utilizar a língua inglesa num registo apropriado, mesmo que para tal tenha que se expor ao risco, revelando vontade de comunicar em situações reais.
- Colaborar em pares e em grupos - Mobilizar competências prévias e participar em atividades de par e grupo para atingir o objetivo proposto, revelando inteligência emocional em situações conhecidas e/ou novas; interagir com o outro, pedindo clarificação e/ou repetição, aceitando feedback construtivo; planificar uma atividade de acordo com o tipo de texto e o seu destinatário.
- Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto Comunicar online a uma escala local, nacional e internacional; demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando fontes e suportes tecnológicos; contribuir para projetos de grupo interdisciplinares
- Pensar criticamente Relacionar vários tipos de informação, sintetizando-a de modo lógico e coerente e defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.
- Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto Relacionar o que ouve, lê e produz com o seu conhecimento/vivência pessoal, recorrendo ao pensamento crítico e criativo; elaborar trabalhos criativos sobre vários assuntos relacionados com aa áreas temáticas apresentadas e interesses pessoais
- Avaliar os seus progressos como ouvinte/leitor, integrando a avaliação realizada de modo a melhorar o seu desempenho e demonstrar uma atitude proativa perante o processo de aprendizagem; demonstrar capacidades de auto-regulação do processo de aprendizagem, refletindo sobre o mesmo e procurar soluções para eventuais dificuldades; demonstrar autonomia na pesquisa de informação, compreensão e partilha dos resultados da mesma, utilizando várias fontes; realizar atividades de auto e heteroavaliação: portefólios, diários e grelhas de avaliação da aprendizagem.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 12º Ano Inglês)