No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS (AET):
- Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos
- Explorar acontecimentos, atuais ou históricos, que documentem a natureza do conhecimento científico
- Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes
- Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas
- Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
- Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia e de Geologia
Crescimento, renovação e diferenciação celular:
- Caracterizar e distinguir os diferentes tipos de ácidos nucleicos em termos de composição, estrutura e função
- Explicar processos de replicação, transcrição e tradução e realizar trabalhos práticos que envolvam leitura do código genético
- Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células
- Interpretar situações relacionadas com mutações génicas, com base em conhecimentos de expressão genética
- Explicar o ciclo celular e a sequência de acontecimentos que caracterizam mitose e citocinese em células animais e vegetais e interpretar gráficos da variação do teor de ADN durante o ciclo celular
- Realizar procedimentos laboratoriais para observar imagens de mitose em tecidos vegetais
Evolução Biológica:
- Distinguir modelos (autogénico e endossimbiótico) que explicam a génese de células eucarióticas
- Interpretar situações concretas à luz do Lamarckismo, do Darwinismo e da perspetiva neodarwinista
- Explicar situações que envolvam processos de evolução divergente/ convergente
- Explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica
Sistemática dos seres vivos:
- Distinguir sistemas de classificação fenéticos de filogenéticos, identificando vantagens e limitações.
- Caracterizar o sistema de classificação de Whittaker modificado, reconhecendo que existem sistemas mais recentes, nomeadamente o que prevê a delimitação de domínios (Eukaria, Archaebacteria, Eubacteria)
- Explicar vantagens e limitações inerentes a sistemas de classificação e aplicar regras de nomenclatura biológica.
Sedimentação e rochas sedimentares:
- Explicar características litológicas e texturais de rochas sedimentares com base nas suas condições de génese
- Caracterizar rochas detríticas, quimiogénicas e biogénicas (balastro/conglomerado/brecha, areia/arenito, silte/siltito, argila/argilito, gesso, sal-gema, calcários, carvões), com base em tamanho, forma/origem de sedimentos, composição mineralógica/química
- Explicar a importância de fósseis (de idade/de fácies) em datação relativa e reconstituição de paleoambientes
- Aplicar princípios: horizontalidade, sobreposição, continuidade lateral, identidade paleontológica, interseção e inclusão
- Identificar laboratorialmente rochas sedimentares em amostras de mão e/ou no campo em formações geológicas
- Realizar procedimentos laboratoriais para identificar propriedades de minerais (clivagem, cor, dureza, risca) e sua utilidade prática
Magmatismo e rochas magmáticas:
- Explicar texturas e composições mineralógicas de rochas magmáticas com base nas suas condições de génese
- Classificar rochas magmáticas com base na composição química (teor de sílica), composição mineralógica (félsicos e máficos) e ambientes de consolidação
- Caracterizar basalto, gabro, andesito, diorito, riolito e granito (cor, textura, composição mineralógica e química)
- Relacionar a diferenciação magmática e cristalização fracionada com a textura e composição de rochas magmáticas
- Distinguir isomorfismo de polimorfismo, dando exemplos de minerais (estrutura interna e propriedades físicas)
- Identificar laboratorialmente rochas magmáticas em amostras de mão e/ou no campo em formações geológicas
Deformação de rochas:
- Explicar deformações com base na mobilidade da litosfera e no comportamento dos materiais
- Relacionar a génese de dobras e falhas com o comportamento (dúctil/ frágil) de rochas sujeitas a tensões
- Interpretar situações de falha (normal/ inversa/ desligamento) salientando elementos de falha e tipo de tensões associadas
- Interpretar situações de dobra (sinforma/ antiforma) e respetivas macroestruturas (sinclinal/anticlinal)
- Planificar e realizar procedimentos laboratoriais para simular deformações, identificando analogias e escalas
Metamorfismo e rochas metamórficas:
- Explicar texturas e composições mineralógicas de rochas metamórficas com base nas suas condições de génese
- Relacionar fatores de metamorfismo com os tipos (regional e de contacto) e características texturais (presença ou ausência de foliação) e mineralógicas de rochas metamórficas
- Caracterizar ardósia, micaxisto, gnaisse, mármore, quartzito e corneana (textura, composição mineralógica e química)
- Identificar laboratorialmente rochas metamórficas em amostras de mão e/ou no campo em formações geológicas
Exploração sustentada de recursos geológicos:
- Distinguir recurso, reserva e jazigo, tendo em conta aspetos de natureza geológica e económica
- Interpretar dados relativos a processos de exploração de recursos geológicos (minerais, rochas, combustíveis fósseis, energia nuclear e energia geotérmica), potencialidades, sustentabilidade e seus impactes nos subsistemas da Terra
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 11º Ano Biologia e Geologia)