Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

Cursos Preparação Exames Nacionais

Estão a decorrer as inscrições - Últimas vagas

Cursos Presenciais / Online 9º / 11º / 12º Anos

Matemática, FQ, Economia, GD, Biologia Geologia, Português, MACS 4/6 a 30/7

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 8º Ano Inglês

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ÁREAS TEMÁTICAS/ SITUACIONAIS:

  • Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas; serviços; planos para o futuro; hábitos e rotinas; tipos de habitação; eventos escolares e festividades.

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA:

  • Compreensão oral - Seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre um tema familiar; acompanhar informações com algum pormenor
  • Compreensão escrita - Compreender textos informativos sobre temas abordados no domínio intercultural (personalidades do meio artístico, o mundo dos adolescentes); reconhecer a linha geral de argumentação de um texto, mas não necessariamente de forma pormenorizada; identificar as principais conclusões em textos de opinião; ler textos adaptados de leitura extensiva.
  • Interação oral - Responder de forma pertinente ao discurso do interlocutor; trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente; interagir, com correção, para obter bens e serviços.
  • Interação escrita - Interagir de forma progressivamente mais elaborada, completando formulários, mensagens e textos.
  • Produção oral - Expressar-se, com correção, em situações previamente preparadas; falar sobre atividades escolares e de lazer; falar sobre o mundo dos adolescentes: hábitos e rotinas, hobbies, moda, estados emocionais, por exemplo, expressar a sua opinião; interagir, com linguagem de uso corrente, sobre assuntos do dia a dia.
  • Produção escrita - Produzir textos de 50 a 90 palavras, com vocabulário de uso do quotidiano; escrever ou responder a uma carta informal, email, tweet; escrever uma notícia para o jornal da escola.

COMPETÊNCIA INTERCULTURAL:

  • Reconhecer realidades interculturais distintas - Conhecer alguns aspetos culturais de vários países de expressão inglesa; conhecer e descrever temas da atualidade; identificar problemas ambientais e soluções possíveis; descrever, de forma sumária, tradições do seu meio cultural; reconhecer a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos.
  • Sugestão de tópicos a serem trabalhados - Identificar personalidades do meio artístico; identificar monumentos, museus e locais de interesse a visitar; identificar hábitos alimentares saudáveis.

COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA:

  • Comunicar eficazmente em contexto - Trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente; exprimir situações hipotéticas; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral com confiança e criatividade, à turma e/ou outros elementos da comunidade educativa; responder com segurança a perguntas colocadas, revelando uma opinião crítica devidamente fundamentada; reagir a sentimentos e atitudes do interlocutor.
  • Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos - Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional; pedir e dar informações por email; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se aplicam ao contexto e experiências do quotidiano do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.
  • Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto - Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional, recorrendo a aplicações tecnológicas para produção e comunicação online; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto, a experiências reais e quotidianas do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.
  • Pensar criticamente - Desenvolver a autonomia e a perseverança de forma a demonstrar atitudes mais tolerantes, reconhecendo e respeitando opiniões divergentes; ouvir ativamente, compreender o outro e refletir criticamente sobre o que foi dito, justificando as suas conclusões, associando as novas aprendizagens às anteriores.
  • Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto - Pesquisar para obter ideias novas; reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana, com impacto nos seus pares; desenvolver a literacia em língua inglesa, lendo textos publicitários, informativos e textos de leitura extensiva; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.
  • Desenvolver o aprender a aprender em contexto de sala de aula e aprender a regular o processo de aprendizagem - Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais; desenvolver uma atitude ativa e confiante relativamente à aprendizagem; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa, registando e selecionando estratégias de aprendizagem eficazes para superar essas dificuldades e consolidar as aprendizagens; utilizar dicionários bilingues e monolingues (online e em suporte papel); utilizar conhecimentos prévios de língua e a sua experiência pessoal para fazer previsões de sentido e comunicar de acordo com o seu nível de ensino; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários de aprendizagem e grelhas de progressão.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 8º Ano Inglês