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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 7º Ano História

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

 

DAS SOCIEDADES RECOLETORAS ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES:

  • Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras Relembrar que o conhecimento histórico se constrói com informação fornecida por diversos tipos de fontes: materiais, escritas e orais
  • Reconhecer no fabrico de instrumentos e no domínio sobre a natureza momentos cruciais para o desenvolvimento da Humanidade
  • Compreender a existência de diferentes sentidos de evolução nas sociedades recoletoras/caçadoras e agropastoris, estabelecendo comparações com as sociedades atuais
  • Relacionar ritos mágicos/funerários com manifestações artísticas
  • Compreender como se deu a passagem de um modo de vida recoletor para um modo de vida produtor
  • Identificar/aplicar os conceitos: modo de vida recoletor,modo de vida produtor,nomadismo,sedentarização,megalitismo,arqueologia,Paleolítico,Neolítico,arte rupestre,ritos mágicos,milénio,fonte histórica,periodização
  • Contributos das primeiras civilizações (a partir de exemplos de uma civilização dos Grandes Rios) Relacionar a organização socioeconómica e política institucional das primeiras civilizações urbanas com os recursos existentes nos espaços em que se implantaram
  • Destacar contributos dessas civilizações para a civilização ocidental, identificando a permanência de alguns deles na atualidade
  • Diferenciar formas de escrita e suportes utilizados para gravar mensagens escritas, no passado e na atualidade ,
  • Identificar/aplicar os conceitos: núcleo urbano,acumulação de excedentes,sociedade estratificada,poder sacralizado,politeísmo,monoteísmo,escravatura,escrita figurativa,escrita alfabética

A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO:

  • Os gregos no séc. V a.C.: exemplo de Atenas Analisar a experiência democrática de Atenas do século V a.C., nomeadamente a importância do princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei, identificando as suas limitações
  • Identificar manifestações artísticas do período clássico grego, ressaltando os seus aspetos estéticos e humanistas
  • Reconhecer os contributos da civilização helénica para o mundo contemporâneo
  • Identificar/aplicar os conceitos: cidade-estado ,democracia ,cidadão,meteco,escravo,economia ,comercial e monetária,arte clássica ,método comparativo.
  • O mundo romano no apogeu do império
  • Referir o espaço imperial romano nos séculos II e III e a sua diversidade de recursos, povos e culturas
  • Caracterizar a economia romana como urbana, comercial, monetária e esclavagista
  • Compreender que a língua, o Direito e a administração foram elementos unificadores do império
  • Caracterizar o poder imperial acentuando o seu estatuto sagrado e o controlo exercido sobre as instituições políticas
  • Caracterizar a arquitetura romana
  • Reconhecer os contributos da civilização romana para o mundo contemporâneo
  • Identificar/aplicar os conceitos: império, magistrado,administração,urbanismo, Direito, romanização
  • Origem e difusão do cristianismo Contextualizar o aparecimento do cristianismo na Palestina ocupada pelo império romano
  • Relacionar a difusão do cristianismo com a utilização das infraestruturas imperiais romanas e com as condições culturais
  • Identificar/aplicar os conceitos: cristianismo,cristão,Antigo Testamento,Novo Testamento,continuidade, mudança.

A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA

  • Os gregos no séc. V a.C.: exemplo de Atenas Analisar a experiência democrática de Atenas do século V a.C., nomeadamente a importância do princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei, identificando as suas limitações
  • Identificar manifestações artísticas do período clássico grego, ressaltando os seus aspetos estéticos e humanistas
  • Reconhecer os contributos da civilização helénica para o mundo contemporâneo
  • Identificar/aplicar os conceitos: cidade-estado
  • democracia
  • cidadão
  • meteco
  • escravo
  • economia comercial e monetária
  • arte clássica
  • método comparativo. O mundo romano no apogeu do império Referir o espaço imperial romano nos séculos II e III e a sua diversidade de recursos, povos e culturas
  • Caracterizar a economia romana como urbana, comercial, monetária e esclavagista
  • Compreender que a língua, o Direito e a administração foram elementos unificadores do império
  • Caracterizar o poder imperial acentuando o seu estatuto sagrado e o controlo exercido sobre as instituições políticas
  • Caracterizar a arquitetura romana
  • Reconhecer os contributos da civilização romana para o mundo contemporâneo
  • Identificar/aplicar os conceitos: império, magistrado,administração,urbanismo, Direito, romanização,Origem e difusão do cristianismo Contextualizar o aparecimento do cristianismo na Palestina ocupada pelo império romano
  • Relacionar a difusão do cristianismo com a utilização das infraestruturas imperiais romanas e com as condições culturais
  • Identificar/aplicar os conceitos: cristianismo,cristão,Antigo Testamento, Novo Testamento,continuidade, mudança
  • Contributos das primeiras civilizações (a partir de exemplos de uma civilização dos Grandes Rios) Relacionar a organização socioeconómica e política institucional das primeiras civilizações urbanas com os recursos existentes nos espaços em que se implantaram
  • Destacar contributos dessas civilizações para a civilização ocidental, identificando a permanência de alguns deles na atualidade
  • Diferenciar formas de escrita e suportes utilizados para gravar mensagens escritas, no passado e na atualidade
  • Identificar/aplicar os conceitos: núcleo urbano
  • acumulação de excedentes
  • sociedade estratificada
  • poder sacralizado
  • politeísmo
  • monoteísmo
  • escravatura
  • escrita figurativa
  • escrita alfabética.

A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO

  • A Europa dos séculos VI a IX Explicar que a passagem da realidade imperial romana para a fragmentada realidade medieval se deveu ao clima de insegurança originado pelas invasões, pelos conflitos constantes e pela regressão económica
  • Reconhecer a importância da Igreja enquanto fator de unidade numa realidade fragmentada
  • Identificar/aplicar os conceitos: Idade Média
  • bárbaros
  • economia de subsistência
  • reino
  • monarquia
  • Igreja Católica
  • ordem religiosa
  • rutura.O mundo muçulmano em expansão Identificar acontecimentos relacionados com as origens da religião islâmica e a sua expansão
  • Reconhecer a língua e a religião como fatores de unidade do mundo islâmico
  • Caracterizar o carácter cosmopolita, comercial e urbano do mundo islâmico medieval
  • Identificar/aplicar os conceitos: islamismo
  • islão
  • muçulmano
  • Corão. A sociedade europeia nos séculos IX A XII Reconhecer a importância da aristocracia guerreira e do clero cristão na regulação da sociedade, dada a fragilidade do poder régio
  • Analisar as dinâmicas económicas e sociais existentes entre senhores e camponeses
  • Compreender como se processavam as relações de vassalidade
  • Identificar/aplicar os conceitos: aristocracia
  • feudo
  • clero
  • nobreza
  • povo
  • servo
  • vassalo.A Península Ibérica nos séculos IX a XII Reconhecer na Península Ibérica a existência de diferentes formas de relacionamento entre cristãos, muçulmanos, e judeus
  • Descrever a formação do Reino de Portugal, nomeadamente a luta de D. Afonso Henriques pela independência
  • Relacionar a formação do Reino de Portugal com as dinâmicas de interação entre as unidades políticas cristãs e com a reconquista
  • Referir os momentos-chave da autonomização e reconhecimento da independência de Portugal
  • Identificar/aplicar os conceitos: condado
  • independência política
  • judeu.

PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV

  • Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV Compreender o processo de passagem de uma economia de subsistência para uma economia monetária e urbana na Europa medieval
  • Relacionar inovações técnicas e desenvolvimento demográfico com o dinamismo económico do período histórico estudado
  • Interpretar o aparecimento da burguesia
  • Explicar a divisão do país em senhorios laicos e eclesiásticos e em concelhos
  • Analisar o processo de fortalecimento do poder régio
  • Relacionar o crescimento de Lisboa com o dinamismo comercial marítimo e urbano da Europa nos séculos XIII e XIV
  • Identificar/aplicar os conceitos: senhorio
  • concelho
  • foral
  • mercado
  • feira
  • burguês
  • Cortes. A cultura portuguesa face aos modelos europeus Compreender o papel exercido pelas instituições monásticas e pelas cortes régias e senhoriais na produção e disseminação de cultura
  • Caracterizar os estilos românico e gótico, destacando especificidades regionais
  • Identificar/aplicar os conceitos: universidade
  • cultura popular
  • românico
  • gótico. Crises e revolução no século XIV Analisar a crise económica, social e política do século XIV em Portugal, integrando as guerras fernandinas no contexto da Guerra dos Cem Anos
  • Integrar a revolução de 1383-1385 num contexto de crise e rutura, realçando os seus aspetos dinásticos e os confrontos militares, assim como as suas consequências políticas, sociais e económicas
  • Identificar/aplicar os conceitos: crise económica
  • quebra demográfica
  • peste
  • revolução.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano História