No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
DAS SOCIEDADES RECOLETORAS ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES:
- Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras Relembrar que o conhecimento histórico se constrói com informação fornecida por diversos tipos de fontes: materiais, escritas e orais
- Reconhecer no fabrico de instrumentos e no domínio sobre a natureza momentos cruciais para o desenvolvimento da Humanidade
- Compreender a existência de diferentes sentidos de evolução nas sociedades recoletoras/caçadoras e agropastoris, estabelecendo comparações com as sociedades atuais
- Relacionar ritos mágicos/funerários com manifestações artísticas
- Compreender como se deu a passagem de um modo de vida recoletor para um modo de vida produtor
- Identificar/aplicar os conceitos: modo de vida recoletor,modo de vida produtor,nomadismo,sedentarização,megalitismo,arqueologia,Paleolítico,Neolítico,arte rupestre,ritos mágicos,milénio,fonte histórica,periodização
- Contributos das primeiras civilizações (a partir de exemplos de uma civilização dos Grandes Rios) Relacionar a organização socioeconómica e política institucional das primeiras civilizações urbanas com os recursos existentes nos espaços em que se implantaram
- Destacar contributos dessas civilizações para a civilização ocidental, identificando a permanência de alguns deles na atualidade
- Diferenciar formas de escrita e suportes utilizados para gravar mensagens escritas, no passado e na atualidade ,
- Identificar/aplicar os conceitos: núcleo urbano,acumulação de excedentes,sociedade estratificada,poder sacralizado,politeísmo,monoteísmo,escravatura,escrita figurativa,escrita alfabética
A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO:
- Os gregos no séc. V a.C.: exemplo de Atenas Analisar a experiência democrática de Atenas do século V a.C., nomeadamente a importância do princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei, identificando as suas limitações
- Identificar manifestações artísticas do período clássico grego, ressaltando os seus aspetos estéticos e humanistas
- Reconhecer os contributos da civilização helénica para o mundo contemporâneo
- Identificar/aplicar os conceitos: cidade-estado ,democracia ,cidadão,meteco,escravo,economia ,comercial e monetária,arte clássica ,método comparativo.
- O mundo romano no apogeu do império
- Referir o espaço imperial romano nos séculos II e III e a sua diversidade de recursos, povos e culturas
- Caracterizar a economia romana como urbana, comercial, monetária e esclavagista
- Compreender que a língua, o Direito e a administração foram elementos unificadores do império
- Caracterizar o poder imperial acentuando o seu estatuto sagrado e o controlo exercido sobre as instituições políticas
- Caracterizar a arquitetura romana
- Reconhecer os contributos da civilização romana para o mundo contemporâneo
- Identificar/aplicar os conceitos: império, magistrado,administração,urbanismo, Direito, romanização
- Origem e difusão do cristianismo Contextualizar o aparecimento do cristianismo na Palestina ocupada pelo império romano
- Relacionar a difusão do cristianismo com a utilização das infraestruturas imperiais romanas e com as condições culturais
- Identificar/aplicar os conceitos: cristianismo,cristão,Antigo Testamento,Novo Testamento,continuidade, mudança.
A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA
- Os gregos no séc. V a.C.: exemplo de Atenas Analisar a experiência democrática de Atenas do século V a.C., nomeadamente a importância do princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei, identificando as suas limitações
- Identificar manifestações artísticas do período clássico grego, ressaltando os seus aspetos estéticos e humanistas
- Reconhecer os contributos da civilização helénica para o mundo contemporâneo
- Identificar/aplicar os conceitos: cidade-estado
- democracia
- cidadão
- meteco
- escravo
- economia comercial e monetária
- arte clássica
- método comparativo. O mundo romano no apogeu do império Referir o espaço imperial romano nos séculos II e III e a sua diversidade de recursos, povos e culturas
- Caracterizar a economia romana como urbana, comercial, monetária e esclavagista
- Compreender que a língua, o Direito e a administração foram elementos unificadores do império
- Caracterizar o poder imperial acentuando o seu estatuto sagrado e o controlo exercido sobre as instituições políticas
- Caracterizar a arquitetura romana
- Reconhecer os contributos da civilização romana para o mundo contemporâneo
- Identificar/aplicar os conceitos: império, magistrado,administração,urbanismo, Direito, romanização,Origem e difusão do cristianismo Contextualizar o aparecimento do cristianismo na Palestina ocupada pelo império romano
- Relacionar a difusão do cristianismo com a utilização das infraestruturas imperiais romanas e com as condições culturais
- Identificar/aplicar os conceitos: cristianismo,cristão,Antigo Testamento, Novo Testamento,continuidade, mudança
- Contributos das primeiras civilizações (a partir de exemplos de uma civilização dos Grandes Rios) Relacionar a organização socioeconómica e política institucional das primeiras civilizações urbanas com os recursos existentes nos espaços em que se implantaram
- Destacar contributos dessas civilizações para a civilização ocidental, identificando a permanência de alguns deles na atualidade
- Diferenciar formas de escrita e suportes utilizados para gravar mensagens escritas, no passado e na atualidade
- Identificar/aplicar os conceitos: núcleo urbano
- acumulação de excedentes
- sociedade estratificada
- poder sacralizado
- politeísmo
- monoteísmo
- escravatura
- escrita figurativa
- escrita alfabética.
A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO
- A Europa dos séculos VI a IX Explicar que a passagem da realidade imperial romana para a fragmentada realidade medieval se deveu ao clima de insegurança originado pelas invasões, pelos conflitos constantes e pela regressão económica
- Reconhecer a importância da Igreja enquanto fator de unidade numa realidade fragmentada
- Identificar/aplicar os conceitos: Idade Média
- bárbaros
- economia de subsistência
- reino
- monarquia
- Igreja Católica
- ordem religiosa
- rutura.O mundo muçulmano em expansão Identificar acontecimentos relacionados com as origens da religião islâmica e a sua expansão
- Reconhecer a língua e a religião como fatores de unidade do mundo islâmico
- Caracterizar o carácter cosmopolita, comercial e urbano do mundo islâmico medieval
- Identificar/aplicar os conceitos: islamismo
- islão
- muçulmano
- Corão. A sociedade europeia nos séculos IX A XII Reconhecer a importância da aristocracia guerreira e do clero cristão na regulação da sociedade, dada a fragilidade do poder régio
- Analisar as dinâmicas económicas e sociais existentes entre senhores e camponeses
- Compreender como se processavam as relações de vassalidade
- Identificar/aplicar os conceitos: aristocracia
- feudo
- clero
- nobreza
- povo
- servo
- vassalo.A Península Ibérica nos séculos IX a XII Reconhecer na Península Ibérica a existência de diferentes formas de relacionamento entre cristãos, muçulmanos, e judeus
- Descrever a formação do Reino de Portugal, nomeadamente a luta de D. Afonso Henriques pela independência
- Relacionar a formação do Reino de Portugal com as dinâmicas de interação entre as unidades políticas cristãs e com a reconquista
- Referir os momentos-chave da autonomização e reconhecimento da independência de Portugal
- Identificar/aplicar os conceitos: condado
- independência política
- judeu.
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
- Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV Compreender o processo de passagem de uma economia de subsistência para uma economia monetária e urbana na Europa medieval
- Relacionar inovações técnicas e desenvolvimento demográfico com o dinamismo económico do período histórico estudado
- Interpretar o aparecimento da burguesia
- Explicar a divisão do país em senhorios laicos e eclesiásticos e em concelhos
- Analisar o processo de fortalecimento do poder régio
- Relacionar o crescimento de Lisboa com o dinamismo comercial marítimo e urbano da Europa nos séculos XIII e XIV
- Identificar/aplicar os conceitos: senhorio
- concelho
- foral
- mercado
- feira
- burguês
- Cortes. A cultura portuguesa face aos modelos europeus Compreender o papel exercido pelas instituições monásticas e pelas cortes régias e senhoriais na produção e disseminação de cultura
- Caracterizar os estilos românico e gótico, destacando especificidades regionais
- Identificar/aplicar os conceitos: universidade
- cultura popular
- românico
- gótico. Crises e revolução no século XIV Analisar a crise económica, social e política do século XIV em Portugal, integrando as guerras fernandinas no contexto da Guerra dos Cem Anos
- Integrar a revolução de 1383-1385 num contexto de crise e rutura, realçando os seus aspetos dinásticos e os confrontos militares, assim como as suas consequências políticas, sociais e económicas
- Identificar/aplicar os conceitos: crise económica
- quebra demográfica
- peste
- revolução.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano História)