No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
A TERRA - ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES:
- Localizar e compreender os lugares e as regiões Elaborar esboços da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais
- Situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas, ilustrando com diversos tipos de imagens
- Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Reconhecer diferentes formas de representação do mundo de acordo com a posição geográfica dos continentes e com os espaços de vivência dos povos, utilizando diversas projeções cartográficas (em suporte papel ou digital)
- Inferir a relatividade da representação do território, desenhando mapas mentais, a diversas escalas
- Ѻ Comunicar e participar Selecionar as formas de representação da superfície terrestre, tendo em conta a heterogeneidade de situações e acontecimentos observáveis a partir de diferentes territórios
- ventos
- Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica
- Distinguir mapas de grande escala de mapas de pequena escala, quanto à dimensão e ao pormenor da área representada
- Calcular a distância real entre dois lugares, em itinerários definidos, utilizando a escala de um mapa
- Aplicar as Tecnologias de Informação Reconhecer as características que conferem identidade a um lugar (o bairro, a região e o país onde vive), comparando diferentes formas de representação desses lugares
- Inferir sobre a distorção do território cartografado em mapas com diferentes sistemas de projeção
- Discutir os aspetos mais significativos da inserção de Portugal na União Europeia
- Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares
MEIO NATURAL:
- Localizar e compreender os lugares e as regiões Distinguir clima e estado do tempo, utilizando a observação direta e diferentes recursos digitais (sítio do IPMA, por exemplo)
- Reconhecer a zonalidade dos climas e biomas, utilizando representações cartográficas (em suporte papel ou digital)
- Identificar as grandes cadeias montanhosas e os principais rios do Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Descrever impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos, a partir de exemplos concretos e apoiados em fontes fidedignas
- Identificar exemplos de impactes da ação humana no território, apoiados em fontes fidedignas
- Reconhecer a necessidade da cooperação internacional na gestão de recursos naturais, exemplificando Comunicar e participar Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma gestão sustentável do território, aplicando questionários de monitorização dos riscos no meio local, como por exemplo, os dos cursos de água e das áreas do litoral
- Relatar situações concretas de complementaridade e interdependência entre regiões, países ou lugares na gestão de recursos hídricos
- Mundo, utilizando mapas de diferentes escalas (em suporte papel ou digital)
- Relacionar a localização de formas de relevo com a rede hidrográfica, utilizando perfis topográficos
- Demonstrar a ação erosiva dos cursos de água e do mar, utilizando esquemas e imagens
- Identificar fatores responsáveis por situações de conflito na gestão dos recursos naturais (bacias hidrográficas, litoral), utilizando terminologia específica, à escala local e nacional
- com casos concretos, a diferentes escalas
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano Geografia)