No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA:
- Compreensão oral - Identificar um número limitado de palavras e de frases simples em instruções, mensagens e textos simples e curtos (anúncios públicos, publicidade e canções, publicações digitais, entre outros), desde que o discurso seja muito claro, pausado, cuidadosamente articulado e relativo à identificação e caracterização pessoais, hábitos e necessidades do quotidiano
- Compreensão escrita - Identificar palavras e frases simples em instruções, mensagens e textos ilustrados curtos (instruções, mapas, cartazes, horários, publicidade, catálogos, receitas, ementas, postais, mensagens pessoais, banda desenhada, publicações digitais, entre outros), relativos à identificação e caracterização pessoais, hábitos e necessidades do quotidiano
- Interação oral - Interagir em situações do quotidiano com preparação prévia, apoiando-se no discurso do interlocutor, com pronúncia geralmente compreensível e repertório muito limitado, expressões, frases simples e estruturas gramaticais muito elementares para: - estabelecer contactos sociais (cumprimentos, desculpas e agradecimentos); - pedir ou dar informações (dados pessoais, hábitos, gostos e preferências, lugares, serviços, factos e projetos)
- Interação escrita - Completar formulários com os dados adequados e escrever mensagens simples e curtas (30-40 palavras), respeitando as convenções textuais e sociolinguísticas das mensagens
- Utilizar expressões e frases muito simples com estruturas gramaticais muito elementares para: - pedir e dar informações breves; - agradecer, desculpar-se, felicitar (aniversários e outras celebrações), aceitar ou recusar convites
- Produção oral - Exprimir-se, de forma muito simples, pronunciando de forma geralmente compreensível e apoiando-se num texto memorizado com um repertório muito limitado de palavras, expressões isoladas e frases curtas para: - se apresentar; - apresentar e descrever outras pessoas, hábitos, gostos, preferências, projetos, serviços, lugares e factos
- Produção escrita - Escrever textos (30-40 palavras) simples e muito curtos, em suportes variados, utilizando expressões, frases e estruturas gramaticais muito elementares para: - se apresentar; - apresentar e descrever outras pessoas, hábitos, gostos, preferências, projetos, serviços, lugares e factos
COMPETÊNCIA INTERCULTURAL:
- Reconhecer elementos constitutivos da sua própria cultura e da(s) cultura(s) da língua estrangeira no seu meio envolvente e nas práticas de comunicação da vida quotidiana.
COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA
- Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua estrangeira
- Valorizar o uso da língua estrangeira como instrumento de comunicação dentro da aula, nomeadamente para solicitar esclarecimentos, ajuda e colaborar com colegas na realização de tarefas e na resolução de problemas
- Usar os seus conhecimentos prévios em língua materna e noutras línguas, a sua experiência pessoal, indícios contextuais e semelhanças lexicais e gramaticais para fazer previsões de sentido e comunicar de forma simples, recorrendo, quando necessário, a idiomas conhecidos, gestos, mímica e/ou desenhos
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano Francês)