No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
A PENÍNSULA IBÉRICA – LOCALIZAÇÃO E QUADRO NATURAL:
- Identificar e localizar os elementos geométricos da esfera terrestre numa rede cartográfica;
- Interpretar diferentes tipos de mapas utilizando os elementos de um mapa: rosadosventos, título, legenda e escala;
- Localizar Portugal continental e insular, em relação a diferentes espaços geográficos (Península Ibérica, Europa, Mundo), com recurso aos pontos cardeais e colaterais e a outros elementos geográficos de referência;
- Descrever e representar em mapas as principais características da geografia física (relevo, clima, hidrografia e vegetação) em Portugal e na Península Ibérica, utilizando diferentes variáveis visuais (cores e símbolos);
- Utilizar representações cartográficas (em suporte físico ou digital) na localização dos elementos físicos do território e na definição de itinerários;
- Descrever situações concretas referentes a alterações na paisagem, decorrentes da ação humana;
- Aplicar as TIC e as TIG para localizar e conhecer características físicas do território português e da Península Ibérica;
- Identificar/aplicar os conceitos: localização, pontos cardeais e colaterais, bússola, itinerário, planta, globo terrestre, mapa, planisfério, continente, oceano, equador, trópicos, hemisfério, formas de relevo do litoral, erosão marinha, cursos de água, vegetação natural, zona temperada.
A PENÍNSULA IBÉRICA: DOS PRIMEIROS POVOS À FORMAÇÃO DE PORTUGAL:
- Distinguir o modo de vida das comunidades recoletoras do das comunidades agropastoris, nomeadamente das castrejas;
- Compreender que o processo de sedentarização implicou uma maior cooperação interpessoal, criando as bases da vida em sociedade;
- Identificar os povos que se instalaram na Península Ibérica, relacionando esse fenómeno com a atração exercida pelos recursos naturais;
- Aplicar o conceito de fonte histórica, partindo da identificação de vestígios materiais; I
- dentificar/aplicar os conceitos: utensílio, recoleção, nómada, sedentário.
- Os romanos na Península Ibérica - Identificar ações de resistência à presença dos romanos;
- Identificar aspetos da herança romana na Península Ibérica;
- Aplicar o método de datação a. C e d. C.;
- Identificar/aplicar os conceitos: cristianismo, era cristã, romanização;
- Os muçulmanos na Península Ibérica - Analisar o processo muçulmano de ocupação da Península Ibérica, reconhecendo a existência de interações de conflito e de paz;
- Identificar aspetos da herança muçulmana na Península Ibérica;
- Identificar/aplicar os conceitos: árabe, muçulmano, mouro, reconquista.
- A formação do reino de Portugal - Contextualizar a autonomia do Condado Portucalense e a formação do Reino de Portugal no movimento de conquista cristã, ressaltando episódios de alargamento do território e da luta de D. Afonso Henriques pela independência;
- Referir os momentos-chave de autonomização e reconhecimento da independência de Portugal, nomeadamente o Tratado de Zamora e o reconhecimento papal da nova potência;
- Identificar/aplicar os conceitos: condado, fronteira, independência, reino, monarquia.
PORTUGAL DO SÉCULO XIII AO SÉCULO XVII:
- Portugal no século XIII - Caracterizar os modos de vida dos diversos grupos sociais (clero, nobreza e povo);
- Sublinhar a importância das comunidades judaica e muçulmana na sociedade medieval portuguesa;
- Relacionar a organização do espaço português do século XIII com os recursos naturais e humanos e com a distribuição das atividades económicas;
- Reconhecer a importância assumida pela expansão de feiras e de mercados no crescimento económico do século XIII;
- Analisar a fixação das fronteiras e do território nacional levada a cabo ao longo do século XIII e reconhecida pelo Tratado de Alcanizes em 1297;
- Identificar monumentos representativos do período; Identificar/aplicar os conceitos: documento; território, produção artesanal, comércio, nobreza, clero, concelho, carta de foral, ordem religiosa, mosteiro, tratado. 1383-85 - Um tempo de revolução Referir as causas políticas e sociais que desencadearam a crise de 1383-85;
- Identificar a crise de 1383-85 como um momento de rutura e a primeira grande crise portuguesa;
- Referir os aspetos mais importantes da ação do Mestre de Avis, de Nuno Álvares Pereira, de Álvaro Pais e de João das Regras; Destacar a importância das Cortes de Coimbra na legitimação do novo rei, dando início a uma nova dinastia;
- Evidenciar o carácter decisivo da batalha de Aljubarrota;
- Identificar/aplicar os conceitos: revolução, dinastia, Cortes, crise, burguês.
- Portugal nos séculos XV e XVI - Identificar as principais etapas do processo de exploração da costa ocidental africana;
- Referir a importância do conhecimento dos ventos e das correntes marítimas para a progressão pela costa ocidental africana;
- Identificar os principais navios e instrumentos náuticos utilizados pelos portugueses na expansão marítima;
- Destacar a ação do Infante D. Henrique e de D. João II;
- Localizar territórios do império português quinhentista;
- Referir o contributo das grandes viagens para o conhecimento de novas terras, povos e culturas, nomeadamente as de Vasco da Gama, de Pedro Álvares Cabral e de Fernão de Magalhães;
- Sublinhar a importância dos movimentos migratórios no contexto da expansão portuguesa, ressaltando alterações provocadas pela expansão, nomeadamente uma maior miscigenação étnica, a troca de ideias e de produtos, a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos;
- Reconhecer o papel da missionação católica na expansão portuguesa;
- Valorizar a diversidade cultural e o direito à diferença;
- Enumerar características do estilo Manuelino, sublinhando a sua relação com a expansão marítima; Identificar/aplicar os conceitos: expansão marítima, rota, colonização, escravo, etnia e migração. Da
- União Ibérica à Restauração - Analisar as consequências políticas da morte de D. Sebastião em Alcácer-Quibir, evidenciando 1578-80 como o segundo grande momento de crise política e social de Portugal;
- Apontar as causas de descontentamento com o domínio filipino que desembocaram na revolta do 1.º de Dezembro de 1640; Identificar/aplicar o conceito: Restauração.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 5º Ano História e Geografia de Portugual)