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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 5º Ano História e Geografia de Portugal

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

 

A PENÍNSULA IBÉRICA – LOCALIZAÇÃO E QUADRO NATURAL:

  • Identificar e localizar os elementos geométricos da esfera terrestre numa rede cartográfica;
  • Interpretar diferentes tipos de mapas utilizando os elementos de um mapa: rosadosventos, título, legenda e escala;
  • Localizar Portugal continental e insular, em relação a diferentes espaços geográficos (Península Ibérica, Europa, Mundo), com recurso aos pontos cardeais e colaterais e a outros elementos geográficos de referência;
  • Descrever e representar em mapas as principais características da geografia física (relevo, clima, hidrografia e vegetação) em Portugal e na Península Ibérica, utilizando diferentes variáveis visuais (cores e símbolos);
  • Utilizar representações cartográficas (em suporte físico ou digital) na localização dos elementos físicos do território e na definição de itinerários;
  • Descrever situações concretas referentes a alterações na paisagem, decorrentes da ação humana;
  • Aplicar as TIC e as TIG para localizar e conhecer características físicas do território português e da Península Ibérica;
  • Identificar/aplicar os conceitos: localização, pontos cardeais e colaterais, bússola, itinerário, planta, globo terrestre, mapa, planisfério, continente, oceano, equador, trópicos, hemisfério, formas de relevo do litoral, erosão marinha, cursos de água, vegetação natural, zona temperada.

 

A PENÍNSULA IBÉRICA: DOS PRIMEIROS POVOS À FORMAÇÃO DE PORTUGAL:

  • Distinguir o modo de vida das comunidades recoletoras do das comunidades agropastoris, nomeadamente das castrejas;
  • Compreender que o processo de sedentarização implicou uma maior cooperação interpessoal, criando as bases da vida em sociedade;
  • Identificar os povos que se instalaram na Península Ibérica, relacionando esse fenómeno com a atração exercida pelos recursos naturais;
  • Aplicar o conceito de fonte histórica, partindo da identificação de vestígios materiais; I
  • dentificar/aplicar os conceitos: utensílio, recoleção, nómada, sedentário.
  • Os romanos na Península Ibérica - Identificar ações de resistência à presença dos romanos;
  • Identificar aspetos da herança romana na Península Ibérica;
  • Aplicar o método de datação a. C e d. C.;
  • Identificar/aplicar os conceitos: cristianismo, era cristã, romanização;
  • Os muçulmanos na Península Ibérica - Analisar o processo muçulmano de ocupação da Península Ibérica, reconhecendo a existência de interações de conflito e de paz;
  • Identificar aspetos da herança muçulmana na Península Ibérica;
  • Identificar/aplicar os conceitos: árabe, muçulmano, mouro, reconquista.
  • A formação do reino de Portugal - Contextualizar a autonomia do Condado Portucalense e a formação do Reino de Portugal no movimento de conquista cristã, ressaltando episódios de alargamento do território e da luta de D. Afonso Henriques pela independência;
  • Referir os momentos-chave de autonomização e reconhecimento da independência de Portugal, nomeadamente o Tratado de Zamora e o reconhecimento papal da nova potência;
  • Identificar/aplicar os conceitos: condado, fronteira, independência, reino, monarquia.

PORTUGAL DO SÉCULO XIII AO SÉCULO XVII:

  • Portugal no século XIII - Caracterizar os modos de vida dos diversos grupos sociais (clero, nobreza e povo);
  • Sublinhar a importância das comunidades judaica e muçulmana na sociedade medieval portuguesa;
  • Relacionar a organização do espaço português do século XIII com os recursos naturais e humanos e com a distribuição das atividades económicas;
  • Reconhecer a importância assumida pela expansão de feiras e de mercados no crescimento económico do século XIII;
  • Analisar a fixação das fronteiras e do território nacional levada a cabo ao longo do século XIII e reconhecida pelo Tratado de Alcanizes em 1297;
  • Identificar monumentos representativos do período; Identificar/aplicar os conceitos: documento; território, produção artesanal, comércio, nobreza, clero, concelho, carta de foral, ordem religiosa, mosteiro, tratado. 1383-85 - Um tempo de revolução Referir as causas políticas e sociais que desencadearam a crise de 1383-85;
  • Identificar a crise de 1383-85 como um momento de rutura e a primeira grande crise portuguesa;
  • Referir os aspetos mais importantes da ação do Mestre de Avis, de Nuno Álvares Pereira, de Álvaro Pais e de João das Regras; Destacar a importância das Cortes de Coimbra na legitimação do novo rei, dando início a uma nova dinastia;
  • Evidenciar o carácter decisivo da batalha de Aljubarrota;
  • Identificar/aplicar os conceitos: revolução, dinastia, Cortes, crise, burguês.
  • Portugal nos séculos XV e XVI - Identificar as principais etapas do processo de exploração da costa ocidental africana;
  • Referir a importância do conhecimento dos ventos e das correntes marítimas para a progressão pela costa ocidental africana;
  • Identificar os principais navios e instrumentos náuticos utilizados pelos portugueses na expansão marítima;
  • Destacar a ação do Infante D. Henrique e de D. João II;
  • Localizar territórios do império português quinhentista;
  • Referir o contributo das grandes viagens para o conhecimento de novas terras, povos e culturas, nomeadamente as de Vasco da Gama, de Pedro Álvares Cabral e de Fernão de Magalhães;
  • Sublinhar a importância dos movimentos migratórios no contexto da expansão portuguesa, ressaltando alterações provocadas pela expansão, nomeadamente uma maior miscigenação étnica, a troca de ideias e de produtos, a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos;
  • Reconhecer o papel da missionação católica na expansão portuguesa;
  • Valorizar a diversidade cultural e o direito à diferença;
  • Enumerar características do estilo Manuelino, sublinhando a sua relação com a expansão marítima; Identificar/aplicar os conceitos: expansão marítima, rota, colonização, escravo, etnia e migração. Da
  • União Ibérica à Restauração - Analisar as consequências políticas da morte de D. Sebastião em Alcácer-Quibir, evidenciando 1578-80 como o segundo grande momento de crise política e social de Portugal;
  • Apontar as causas de descontentamento com o domínio filipino que desembocaram na revolta do 1.º de Dezembro de 1640; Identificar/aplicar o conceito: Restauração.

 

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 5º Ano História e Geografia de Portugual