No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO – MATERAIS TERRESTRES:
- Relacionar as características (forma do corpo, revestimento, órgãos de locomoção) de diferentes animais com o meio onde vivem
- Relacionar os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat, valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: História e Geografia de Portugal)
- Discutir a importância dos rituais de acasalamento dos animais na transmissão de características e na continuidade das espécies
- Explicar a necessidade da intervenção de células sexuais na reprodução de alguns seres vivos e a sua importância para a evolução das espécies
- Distinguir animais ovíparos de ovovivíparos e de vivíparos
- Interpretar informação sobre animais que passam por metamorfoses completas durante o seu desenvolvimento
- Interpretar a influência da água, da luz e da temperatura no desenvolvimento das plantas
- Identificar adaptações morfológicas e comportamentais dos animais e as respetivas respostas à variação da água, luz e temperatura
- Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats
- Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local
- Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação. Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.
UNIDADE NA DIVERSIDADE DE SERES VIVOS:
- Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos e distinguir diferentes tipos de células e os seus principais constituintes
- Discutir a importância da ciência e da tecnologia na evolução do conhecimento celular.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 5º Ano Ciências Naturais)