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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 1º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 2º Ano Estudo do Meio

Durante o 1º ciclo a disciplina de Estudo do Meio visa desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente Biologia, Física, Geografia, Geologia, História, Química e Tecnologia.

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

SOCIEDADE:

  • Reconhecer a importância de fontes documentais na construção do conhecimento do seu passado pessoal e familiar (Registo de Nascimento, Cartão de Cidadão, Boletim Individual de Saúde, Registo de Vacinações, fotografias pessoais, álbuns, etc.).
  • Reconhecer datas, factos e locais significativos para a história pessoal ou das pessoas que lhe são próximas, localizando-os em mapas ou plantas e numa linha de tempo.
  • Relacionar instituições e serviços que contribuem para o bem-estar das populações com as respetivas atividades e funções.
  • Reconhecer a importância do diálogo, da negociação e do compromisso na resolução pacífica de situações de conflito.
  • Reconhecer as múltiplas pertenças de cada pessoa a diferentes grupos e comunidades.
  • Reconhecer influências de outros países e culturas em diversos aspetos do seu dia a dia (alimentação, vestuário, música, comunicação, etc.).
  • Valorizar a aplicação dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.

 

NATUREZA:

  • Identificar símbolos informativos fundamentais para o consumidor, relacionados com a produção e a utilização de bens.
  • Localizar Portugal, na Europa e no Mundo, em diferentes representações cartográficas, reconhecendo as suas fronteiras.
  • Caracterizar os estados de tempo típicos das estações do ano em Portugal e a sua variabilidade.
  • Estabelecer a correspondência entre as mudanças de estado físico (evaporação, condensação, solidificação, fusão) e as condições que as originam, com o ciclo da água.
  • Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis (animais, tipos de: revestimento, alimentação, locomoção e reprodução; plantas: tipo de raiz, tipo de caule, forma da folha, folha caduca/persistente, cor da flor, fruto e semente,etc.).
  • Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.
  • Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
  • Distinguir vantagens e desvantagens da utilização de recursos tecnológicos (analógicos e digitais) do seu quotidiano.
  • Prever as transformações causadas pelo aquecimento e arrefecimento de materiais.

TECNOLOGIA:

  • Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos.
  • Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.
  • Comunicar conhecimentos relativos a lugares, regiões e acontecimentos.
  • Representar lugares reais que lhes estão próximos no tempo e no espaço.
  • Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade (água, ar, solo, etc.) e a necessidade da sua preservação.
  • Saber colocar questões sobre problemas ambientais existentes na localidade onde vive, nomeadamente relacionados com a água, a energia, os resíduos, o ar, os solos, apresentando propostas de intervenção.
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
  • Comparar meios de comunicação e informação, atribuindo-lhes relevância pessoal e social.

 

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 2º Ano Estudo do Meio