Durante o 1º ciclo a disciplina de Estudo do Meio visa desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente Biologia, Física, Geografia, Geologia, História, Química e Tecnologia.
No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
SOCIEDADE:
- Reconhecer a importância de fontes documentais na construção do conhecimento do seu passado pessoal e familiar (Registo de Nascimento, Cartão de Cidadão, Boletim Individual de Saúde, Registo de Vacinações, fotografias pessoais, álbuns, etc.).
- Reconhecer datas, factos e locais significativos para a história pessoal ou das pessoas que lhe são próximas, localizando-os em mapas ou plantas e numa linha de tempo.
- Relacionar instituições e serviços que contribuem para o bem-estar das populações com as respetivas atividades e funções.
- Reconhecer a importância do diálogo, da negociação e do compromisso na resolução pacífica de situações de conflito.
- Reconhecer as múltiplas pertenças de cada pessoa a diferentes grupos e comunidades.
- Reconhecer influências de outros países e culturas em diversos aspetos do seu dia a dia (alimentação, vestuário, música, comunicação, etc.).
- Valorizar a aplicação dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.
NATUREZA:
- Identificar símbolos informativos fundamentais para o consumidor, relacionados com a produção e a utilização de bens.
- Localizar Portugal, na Europa e no Mundo, em diferentes representações cartográficas, reconhecendo as suas fronteiras.
- Caracterizar os estados de tempo típicos das estações do ano em Portugal e a sua variabilidade.
- Estabelecer a correspondência entre as mudanças de estado físico (evaporação, condensação, solidificação, fusão) e as condições que as originam, com o ciclo da água.
- Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis (animais, tipos de: revestimento, alimentação, locomoção e reprodução; plantas: tipo de raiz, tipo de caule, forma da folha, folha caduca/persistente, cor da flor, fruto e semente,etc.).
- Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.
- Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
- Distinguir vantagens e desvantagens da utilização de recursos tecnológicos (analógicos e digitais) do seu quotidiano.
- Prever as transformações causadas pelo aquecimento e arrefecimento de materiais.
TECNOLOGIA:
- Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos.
- Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.
- Comunicar conhecimentos relativos a lugares, regiões e acontecimentos.
- Representar lugares reais que lhes estão próximos no tempo e no espaço.
- Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade (água, ar, solo, etc.) e a necessidade da sua preservação.
- Saber colocar questões sobre problemas ambientais existentes na localidade onde vive, nomeadamente relacionados com a água, a energia, os resíduos, o ar, os solos, apresentando propostas de intervenção.
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
- Comparar meios de comunicação e informação, atribuindo-lhes relevância pessoal e social.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 2º Ano Estudo do Meio)