Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 11º Ano Matemática

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

GEOMETRIA:

  • Resolver problemas variados, ligados a situações concretas, que permitam recordar e aplicar métodos trigonométricos estudados no 3.º ciclo do ensino básico
  • Relacionar e aplicar na resolução de problemas as noções de ângulo orientado e a respetiva amplitude
  • e de ângulo generalizado e a respetiva amplitude
  • Reconhecer, analisar e aplicar na resolução de problemas: Razões trigonométricas de ângulos generalizados no círculo trigonométrico e a noção de radiano Reconhecer, analisar e aplicar na resolução de problemas funções trigonométricas sen(x), cos(x) e tg(x)
  • Utilizar as fórmulas trigonométricas de “redução ao 1.º quadrante” e a fórmula fundamental da Trigonometria na resolução de problemas
  • •Resolver equações trigonométricas simples (sen(x)=k, cos(x)=k e tg(x)=k), num contexto de resolução de problemas. Reconhecer e aplicar na resolução de problemas a relação entre a inclinação e o declive de uma reta no plano. Reconhecer, analisar e aplicar na resolução de problemas a noção de produto escalar, nomeadamente na: determinação do ângulo entre dois vetores
  • definição de lugares geométricos. Resolver problemas envolvendo retas no plano e retas e planos no espaço, utilizando: equações vetoriais de retas
  • equações cartesianas de planos
  • posição relativa de retas e planos.

FUNÇÕES:

  • Resolver problemas envolvendo sucessões monótonas, sucessões limitadas, sucessões definidas por recorrência, progressões aritméticas e progressões geométricas (termo geral e soma de n termos consecutivos)
  • Conhecer o conceito de limite de uma sucessão (casos de convergência e de limites infinitos)
  • Relacionar a convergência com a monotonia e a limitação Reconhecer, interpretar e representar graficamente funções racionais do tipo 𝑓(𝑥) = 𝑎 + 𝑏 𝑥−𝑐 , referindo o conceito intuitivo de assíntota e usá-las na resolução de problemas e em contextos de modelação
  • Caracterizar a função inversa de restrições bijetivas de funções quadráticas e cúbicas e relacionar os seus gráficos
  • Reconhecer, interpretar e representar graficamente funções irracionais do tipo 𝑓(𝑥) = 𝑎√𝑥 − 𝑏 + 𝑐 e usá-las na resolução de problemas e em contextos de modelação
  • Conhecer o conceito de limite segundo Heine
  • • Determinar: limite de uma função num ponto aderente ao respetivo domínio
  • limites laterais
  • limites no infinito
  • Operar com limites e casos indeterminados em funções
  • Calcular limites recorrendo ao levantamento algébrico de indeterminações
  • Calcular e interpretar geometricamente a taxa média de variação de uma função e a derivada de uma função num ponto
  • Determinar equações de retas tangentes ao gráfico de uma função
  • Resolver problemas envolvendo a derivada e a taxa média de variação de função, nomeadamente sobre velocidades média e instantânea.Reconhecer o papel relevante desempenhado pela Estatística em todos os campos do conhecimento abordando nomeadamente os conceitos de Recenseamento e Sondagem (população e amostra)
  • Organizar e interpretar dados de natureza quantitativa e qualitativa, variáveis discretas e contínuas
  • Interpretar medidas de localização de uma amostra: moda, média, mediana, quartis e percentis
  • medidas de dispersão: amplitude interquartil, variância, desvio padrão
  • Abordar gráfica e intuitivamente distribuições bidimensionais, nomeadamente o diagrama de dispersão, o coeficiente de correlação e reta de regressão.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 11º Ano Matematica