Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 10º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Interpretar textos orais dos géneros reportagem e documentário, evidenciando perspetiva crítica e criativa.
  • Sintetizar o discurso escutado a partir do registo de informação relevante quanto ao tema e à estrutura.

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

  • Produzir textos adequados à situação de comunicação, com correção e propriedade lexical
  • Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas
  • Fazer exposições orais para apresentação de leituras (apreciação crítica de obras, partes de obras ou textos com temas relevantes), de sínteses e de temas escolhidos autonomamente ou requeridos por outros
  • Utilizar adequadamente recursos verbais e não verbais para aumentar a eficácia das apresentações orais
  • Utilizar de modo apropriado processos como retoma, resumo e explicitação no uso da palavra em contextos formais
  • Recorrer a processos de planificação e de avaliação de textos para melhoria dos discursos orais a realizar

LEITURA:

  • Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade dos géneros seguintes: relato de viagem, exposição sobre um tema, apreciação crítica e cartoon
  • Realizar leitura crítica e autónoma
  • Analisar a organização interna e externa do texto
  • Clarificar tema(s), ideias principais, pontos de vista
  • Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto
  • Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em inferências devidamente justificadas
  • Utilizar métodos de trabalho científico no registo e tratamento da informação

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre os séculos XII e XVI (ver Anexo 1)
  • Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais
  • Relacionar características formais do texto poético com a construção do sentido
  • Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: alegoria, interrogação retórica, metonímia, aliteração, apóstrofe, anástrofe
  • Comparar textos em função de temas, ideias e valores
  • Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos
  • Expressar, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pelas obras e seus autores
  • Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados

ESCRITA:

  • Escrever sínteses, exposições sobre um tema e apreciações críticas, respeitando as marcas de género
  • Planificar o texto a escrever, após pesquisa e seleção de informação pertinente
  • Redigir o texto com domínio seguro da organização em parágrafos e dos mecanismos de coerência e de coesão textual
  • Editar os textos escritos, em diferentes suportes, após revisão, individual ou em grupo, tendo em conta a adequação, a propriedade vocabular e a correção linguística Respeitar os princípios do trabalho intelectual: identificação das fontes utilizadas, cumprimento das normas de citação, uso de notas de rodapé e referenciação bibliográfica

GRAMÁTICA:

  • Conhecer a origem, a evolução e a distribuição geográfica do Português no mundo
  • Reconhecer processos fonológicos que ocorrem no português (na evolução e no uso)
  • Analisar com segurança frases simples e complexas (identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas, incluindo complemento do nome e do adjetivo, divisão e classificação de orações, incluindo orações subordinadas substantivas relativas)
  • Reconhecer valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo
  • Explicitar o significado das palavras com base na análise dos processos de formação
  • Usar de modo intencional diferentes valores modais atendendo à situação comunicativa (epistémicos, deônticos e apreciativos)
  • Reconhecer a anáfora como mecanismo de coesão e de progressão do texto
  • Relacionar situações de comunicação, interlocutores e registos de língua (grau de formalidade, relação hierárquica entre os participantes, modo oral ou escrito da interação), tendo em conta os diversos atos de fala

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 10º Ano Português