No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ORALIDADE - COMPREENSÃO:
- Interpretar textos orais dos géneros reportagem e documentário, evidenciando perspetiva crítica e criativa.
- Sintetizar o discurso escutado a partir do registo de informação relevante quanto ao tema e à estrutura.
ORALIDADE - EXPRESSÃO:
- Produzir textos adequados à situação de comunicação, com correção e propriedade lexical
- Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas
- Fazer exposições orais para apresentação de leituras (apreciação crítica de obras, partes de obras ou textos com temas relevantes), de sínteses e de temas escolhidos autonomamente ou requeridos por outros
- Utilizar adequadamente recursos verbais e não verbais para aumentar a eficácia das apresentações orais
- Utilizar de modo apropriado processos como retoma, resumo e explicitação no uso da palavra em contextos formais
- Recorrer a processos de planificação e de avaliação de textos para melhoria dos discursos orais a realizar
LEITURA:
- Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade dos géneros seguintes: relato de viagem, exposição sobre um tema, apreciação crítica e cartoon
- Realizar leitura crítica e autónoma
- Analisar a organização interna e externa do texto
- Clarificar tema(s), ideias principais, pontos de vista
- Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto
- Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em inferências devidamente justificadas
- Utilizar métodos de trabalho científico no registo e tratamento da informação
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre os séculos XII e XVI (ver Anexo 1)
- Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais
- Relacionar características formais do texto poético com a construção do sentido
- Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: alegoria, interrogação retórica, metonímia, aliteração, apóstrofe, anástrofe
- Comparar textos em função de temas, ideias e valores
- Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos
- Expressar, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pelas obras e seus autores
- Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados
ESCRITA:
- Escrever sínteses, exposições sobre um tema e apreciações críticas, respeitando as marcas de género
- Planificar o texto a escrever, após pesquisa e seleção de informação pertinente
- Redigir o texto com domínio seguro da organização em parágrafos e dos mecanismos de coerência e de coesão textual
- Editar os textos escritos, em diferentes suportes, após revisão, individual ou em grupo, tendo em conta a adequação, a propriedade vocabular e a correção linguística Respeitar os princípios do trabalho intelectual: identificação das fontes utilizadas, cumprimento das normas de citação, uso de notas de rodapé e referenciação bibliográfica
GRAMÁTICA:
- Conhecer a origem, a evolução e a distribuição geográfica do Português no mundo
- Reconhecer processos fonológicos que ocorrem no português (na evolução e no uso)
- Analisar com segurança frases simples e complexas (identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas, incluindo complemento do nome e do adjetivo, divisão e classificação de orações, incluindo orações subordinadas substantivas relativas)
- Reconhecer valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo
- Explicitar o significado das palavras com base na análise dos processos de formação
- Usar de modo intencional diferentes valores modais atendendo à situação comunicativa (epistémicos, deônticos e apreciativos)
- Reconhecer a anáfora como mecanismo de coesão e de progressão do texto
- Relacionar situações de comunicação, interlocutores e registos de língua (grau de formalidade, relação hierárquica entre os participantes, modo oral ou escrito da interação), tendo em conta os diversos atos de fala
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 10º Ano Português)