No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ORALIDADE - COMPREENSÃO:
- Compreender o(s) tema(s) e as ideias centrais do texto, relacionando as informações expressas com o contexto e com o objetivo (expor, informar, explicar, persuadir).
- Explicar sentidos figurados e contextuais com base em inferências.
- Avaliar argumentos quanto à validade e adequação aos objetivos comunicativos.
- Sintetizar a informação recebida.
ORALIDADE - EXPRESSÃO:
- Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias e opiniões.
- Planificar e avaliar o texto oral, tendo em conta a intenção comunicativa e o género textual (expor/informar, explicar, argumentar), individualmente e/ou com discussão de diversos pontos de vista.
- Produzir um discurso oral com vocabulário e recursos gramaticais diversificados (coordenação e subordinação; anáfora; conectores frásicos e marcadores discursivos).
- Usar recursos verbais e nãoverbais com fluência e correção (apresentação eletrónica, Web).
LEITURA:
- Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: (auto)biografia, diário, memórias; reportagem, comentário; texto de opinião.
- Reconhecer a organização discursiva de cartas de apresentação.
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
- Explicitar o sentido global de um texto, com base em inferências, devidamente justificadas.
- Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes e subpartes).
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação pela utilização dos métodos do trabalho científico.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas (no mínimo, nove poemas de sete autores diferentes, duas narrativas de autores de língua portuguesa e um texto dramático).
- Interpretar o texto em função do seu modo literário, com base na análise da representação dos temas, das experiências e dos valores.
- Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica.
- Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
- Compreender a utilização de recursos expressivos na construção de sentido do texto (designadamente a antítese).
- Exprimir opiniões e problematizar sentidos como reação pessoal à audição ou à leitura de um texto ou obra. Expressar o apreço por livros lidos através de processos e suportes diversificados.
- Desenvolver um projeto de leitura que revele um percurso pessoal de leitor (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
ESCRITA:
- Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: diário, entrevista, comentário e resposta a questões de leitura.
- Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos, continuidade de sentido, progressão temática, coerência e coesão.
- Redigir textos coesos e coerentes, em que se confrontam ideias e pontos de vista e se toma uma posição sobre personagens, acontecimentos, situações e/ou enunciados.
- Escrever com correção sintática, com vocabulário diversificado, com uso correto da ortografia e dos sinais de pontuação.
- Reformular textos tendo em conta a adequação ao contexto e a correção linguística.
- Utilizar com critério as tecnologias da informação na produção, na revisão e na edição de texto.
- Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto às normas para citação.
GRAMÁTICA:
- Distinguir as seguintes subclasses de palavras: quantificador universal e existencial.
- Distinguir na classe da conjunção e locução conjuncional subordinativa as seguintes subclasses: comparativa, consecutiva, concessiva.
- Empregar corretamente o modo conjuntivo em contextos de uso obrigatório em frases complexas.
- Distinguir funções sintáticas: predicativo do complemento direto.
- Distinguir subordinação adverbial de subordinação adjetival e de subordinação substantiva.
- Explicar a função sintática da oração substantiva completiva selecionada pelo verbo.
- Classificar orações subordinadas comparativas, consecutivas e concessivas.
- Analisar relações de sentido entre palavras.
- Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza social.
- Empregar formas linguísticas adequadas à expressão de opinião e à assunção de compromissos.
- Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica.
- Explicar sinais de pontuação em função da construção da frase.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 8º Ano Português)