Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 8º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Compreender o(s) tema(s) e as ideias centrais do texto, relacionando as informações expressas com o contexto e com o objetivo (expor, informar, explicar, persuadir).
  • Explicar sentidos figurados e contextuais com base em inferências.
  • Avaliar argumentos quanto à validade e adequação aos objetivos comunicativos.
  • Sintetizar a informação recebida.

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

  • Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias e opiniões.
  • Planificar e avaliar o texto oral, tendo em conta a intenção comunicativa e o género textual (expor/informar, explicar, argumentar), individualmente e/ou com discussão de diversos pontos de vista.
  • Produzir um discurso oral com vocabulário e recursos gramaticais diversificados (coordenação e subordinação; anáfora; conectores frásicos e marcadores discursivos).
  • Usar recursos verbais e nãoverbais com fluência e correção (apresentação eletrónica, Web).

LEITURA:

  • Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: (auto)biografia, diário, memórias; reportagem, comentário; texto de opinião.
  • Reconhecer a organização discursiva de cartas de apresentação.
  • Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
  • Explicitar o sentido global de um texto, com base em inferências, devidamente justificadas.
  • Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
  • Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes e subpartes).
  • Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação pela utilização dos métodos do trabalho científico.

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas (no mínimo, nove poemas de sete autores diferentes, duas narrativas de autores de língua portuguesa e um texto dramático).
  • Interpretar o texto em função do seu modo literário, com base na análise da representação dos temas, das experiências e dos valores.
  • Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica.
  • Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
  • Compreender a utilização de recursos expressivos na construção de sentido do texto (designadamente a antítese).
  • Exprimir opiniões e problematizar sentidos como reação pessoal à audição ou à leitura de um texto ou obra. Expressar o apreço por livros lidos através de processos e suportes diversificados.
  • Desenvolver um projeto de leitura que revele um percurso pessoal de leitor (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

ESCRITA:

  • Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: diário, entrevista, comentário e resposta a questões de leitura.
  • Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos, continuidade de sentido, progressão temática, coerência e coesão.
  • Redigir textos coesos e coerentes, em que se confrontam ideias e pontos de vista e se toma uma posição sobre personagens, acontecimentos, situações e/ou enunciados.
  • Escrever com correção sintática, com vocabulário diversificado, com uso correto da ortografia e dos sinais de pontuação.
  • Reformular textos tendo em conta a adequação ao contexto e a correção linguística.
  • Utilizar com critério as tecnologias da informação na produção, na revisão e na edição de texto.
  • Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto às normas para citação.

GRAMÁTICA:

  • Distinguir as seguintes subclasses de palavras: quantificador universal e existencial.
  • Distinguir na classe da conjunção e locução conjuncional subordinativa as seguintes subclasses: comparativa, consecutiva, concessiva.
  • Empregar corretamente o modo conjuntivo em contextos de uso obrigatório em frases complexas.
  • Distinguir funções sintáticas: predicativo do complemento direto.
  • Distinguir subordinação adverbial de subordinação adjetival e de subordinação substantiva.
  • Explicar a função sintática da oração substantiva completiva selecionada pelo verbo.
  • Classificar orações subordinadas comparativas, consecutivas e concessivas.
  • Analisar relações de sentido entre palavras.
  • Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza social.
  • Empregar formas linguísticas adequadas à expressão de opinião e à assunção de compromissos.
  • Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica.
  • Explicar sinais de pontuação em função da construção da frase.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 8º Ano Português