No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI:
- A abertura ao mundo Referir as principais condições e motivações da expansão portuguesa
- Demonstrar a importância que o poder régio e os diversos grupos sociais tiveram no arranque da expansão portuguesa
- Reconhecer rumos e etapas principais da expansão henriquina
- Relacionar a política expansionista de D. João II e a assinatura do Tratado de Tordesilhas com a estratégia ibérica de partilha de espaços coloniais
- Identificar as principais características da conquista e da ocupação espanholas na América Central e do Sul
- Caracterizar sumariamente as principais civilizações de África, América e Ásia à chegada dos europeus
- Distinguir formas de ocupação e de exploração económicas implementadas por Portugal em África, Índia e Brasil, considerando as especificidades de cada uma dessas regiões
- Reconhecer a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos como uma realidade da expansão
- Identificar as rotas intercontinentais, destacando os principais centros distribuidores de produtos ultramarinos
- Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e influenciando os hábitos culturais
- Identificar/aplicar os conceitos: Navegação astronómica
- Colonização
- Capitão-donatário
- Império colonial
- Mare clausum
- Monopólio comercial
- Feitoria
- Tráfico de escravos
- Aculturação/ Encontro de culturas
- Missionação
- Globalização. Renascimento e Reforma Relacionar a renovação cultural dos séculos XV e XVI com o apoio mecenático
- Compreender o desenvolvimento de novos valores e atitudes e o papel da imprensa na sua disseminação
- Compreender a inspiração clássica da arte renascentista e as especificidades do manuelino
- Compreender em que condições se desenvolveu, na Cristandade ocidental, um movimento de insatisfação e de crítica que culminou numa rutura religiosa
- Conhecer alguns dos princípios ideológicos que separam o protestantismo do catolicismo
- Reconhecer que tanto a reforma protestante como a católica foram acompanhadas de manifestações de intolerância, destacando o caso da Península Ibérica
- Identificar/aplicar os conceitos: Humanismo
- Renascimento
- Mecenato
- Geocentrismo/Heliocentrismo
- Teocentrismo/Antropocentrismo
- Arte renascentista
- Manuelino
- Naturalismo
- Reforma Protestante/ Contrarreforma
- Dogma
- Individualismo
- Cristão-novo.
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII:
- O império português e a concorrência internacional Identificar fatores e manifestações de crise no império português a partir de meados do século XVI, destacando a ascensão de outros impérios coloniais (Holanda, França, Inglaterra)
- Concluir que a União Ibérica resultou da confluência de interesses dos grupos dominantes nos dois estados
- Compreender que a Restauração resultou da divergência de interesses de uma parte significativa da sociedade portuguesa relativamente às políticas imperiais espanholas
- Identificar/aplicar os conceitos: Mare Liberum
- Capitalismo comercial
- Bolsa de Valores
- Companhia de comércio
- Comércio triangular
- Restauração. O Antigo Regime no século XVIII Relacionar o absolutismo com a manutenção da sociedade de ordens e com as opções mercantilistas
- Diferenciar os ritmos de evolução da agricultura dos ritmos do dinamismo comercial no quadro de uma economia préindustrial
- Referir elementos de mudanças políticas, sociais e económicas no projeto pombalino
- Identificar/aplicar os conceitos: Antigo Regime
- Sociedade de Ordens
- Absolutismo
- Mercantilismo
- Manufatura. A cultura em Portugal no contexto europeu Caracterizar a arte e a mentalidade barrocas
- Concluir que os avanços verificados na ciência e na técnica se relacionaram com o desenvolvimento do método científico
- Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes
- Destacar a afirmação do poder absoluto no urbanismo pombalino
- Compreender a ação dos estrangeirados e do Marquês de Pombal no contexto do pensamento iluminista
- Identificar/aplicar os conceitos: Barroco
- Revolução científica
- Racionalismo
- Iluminismo
- Estrangeirado
- Separação de poderes
- Soberania popular
- Direitos Humanos.
CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX
- A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial Sublinhar a ligação existente entre as novas tendências demográficas, a transformação da estrutura da propriedade agrícola e as inovações técnicas
- Analisar as condições que favoreceram o arranque da Revolução industrial e as alterações verificadas no regime de produção
- Identificar/aplicar os conceitos: Revolução agrícola
- Enclosure
- Explosão demográfica
- Êxodo rural
- Revolução industrial
- Maquinofatura
- O triunfo das revoluções liberais Compreender as razões que justificaram o primeiro processo de independência por parte de um território colonial europeu (EUA)
- Destacar no processo revolucionário francês a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei
- Compreender a importância das conquistas da revolução francesa para o liberalismo, estabelecendo ligações com o caso português
- Interpretar a revolução liberal portuguesa, identificando causas e as diversas propostas políticas expressas na Constituição de 1822, na Carta Constitucional de 1826 e na resistência absolutista
- Contextualizar a independência do Brasil no processo revolucionário liberal português
- Reconhecer que o fim do Antigo Regime e o estabelecimento de uma nova ordem liberal e burguesa em Portugal resultou numa guerra civil
- Identificar/aplicar os conceitos: Liberalismo
- Constituição
- Cidadania
- Carta Constitucional
- Sufrágio censitário / sufrágio universal
- Monarquia constitucional/Estado federal/República.
O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX
- Transformações económicas, sociais e culturais Identificar as principais potências industrializadas no século XIX, ressaltando a importância da revolução dos transportes para a mundialização da economia
- Selecionar as alterações que se operaram a nível económico, social e demográfico devido ao desenvolvimento dos meios de produção
- Relacionar as condições de vida e trabalho do operariado com o aparecimento dos movimentos reivindicativos e da ideologia socialista
- Relacionar o aparecimento das novas correntes culturais e artísticas com as transformações da revolução industrial e a confiança no conhecimento científico
- Identificar/aplicar os conceitos: Capitalismo industrial e financeiro
- Liberalismo económico
- Mercado nacional
- Classes médias
- Proletariado
- Marxismo
- Socialismo
- Comunismo
- Sindicalismo
- Romantismo
- Realismo
- Impressionismo. O caso português Analisar a política económica regeneradora, nomeadamente o investimento efetuado nas infraestruturas de transporte, que moldaram o desenvolvimento da agricultura e a industrialização
- Relacionar a emigração com as dificuldades sentidas pelos pequenos produtores rurais na segunda metade do século XIX
- Integrar a emigração portuguesa da segunda metade do século XIX no contexto das migrações europeias do período. Justificar o aparecimento e desenvolvimento do operariado português
- Identificar/aplicar o conceito: Regeneração.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 8º Ano História)