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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 8º Ano História

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

 

EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI:

  • A abertura ao mundo Referir as principais condições e motivações da expansão portuguesa
  • Demonstrar a importância que o poder régio e os diversos grupos sociais tiveram no arranque da expansão portuguesa
  • Reconhecer rumos e etapas principais da expansão henriquina
  • Relacionar a política expansionista de D. João II e a assinatura do Tratado de Tordesilhas com a estratégia ibérica de partilha de espaços coloniais
  • Identificar as principais características da conquista e da ocupação espanholas na América Central e do Sul
  • Caracterizar sumariamente as principais civilizações de África, América e Ásia à chegada dos europeus
  • Distinguir formas de ocupação e de exploração económicas implementadas por Portugal em África, Índia e Brasil, considerando as especificidades de cada uma dessas regiões
  • Reconhecer a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos como uma realidade da expansão
  • Identificar as rotas intercontinentais, destacando os principais centros distribuidores de produtos ultramarinos
  • Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e influenciando os hábitos culturais
  • Identificar/aplicar os conceitos: Navegação astronómica
  • Colonização
  • Capitão-donatário
  • Império colonial
  • Mare clausum
  • Monopólio comercial
  • Feitoria
  • Tráfico de escravos
  • Aculturação/ Encontro de culturas
  • Missionação
  • Globalização. Renascimento e Reforma Relacionar a renovação cultural dos séculos XV e XVI com o apoio mecenático
  • Compreender o desenvolvimento de novos valores e atitudes e o papel da imprensa na sua disseminação
  • Compreender a inspiração clássica da arte renascentista e as especificidades do manuelino
  • Compreender em que condições se desenvolveu, na Cristandade ocidental, um movimento de insatisfação e de crítica que culminou numa rutura religiosa
  • Conhecer alguns dos princípios ideológicos que separam o protestantismo do catolicismo
  • Reconhecer que tanto a reforma protestante como a católica foram acompanhadas de manifestações de intolerância, destacando o caso da Península Ibérica
  • Identificar/aplicar os conceitos: Humanismo
  • Renascimento
  • Mecenato
  • Geocentrismo/Heliocentrismo
  • Teocentrismo/Antropocentrismo
  • Arte renascentista
  • Manuelino
  • Naturalismo
  • Reforma Protestante/ Contrarreforma
  • Dogma
  • Individualismo
  • Cristão-novo.

 

PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII:

  • O império português e a concorrência internacional Identificar fatores e manifestações de crise no império português a partir de meados do século XVI, destacando a ascensão de outros impérios coloniais (Holanda, França, Inglaterra)
  • Concluir que a União Ibérica resultou da confluência de interesses dos grupos dominantes nos dois estados
  • Compreender que a Restauração resultou da divergência de interesses de uma parte significativa da sociedade portuguesa relativamente às políticas imperiais espanholas
  • Identificar/aplicar os conceitos: Mare Liberum
  • Capitalismo comercial
  • Bolsa de Valores
  • Companhia de comércio
  • Comércio triangular
  • Restauração. O Antigo Regime no século XVIII Relacionar o absolutismo com a manutenção da sociedade de ordens e com as opções mercantilistas
  • Diferenciar os ritmos de evolução da agricultura dos ritmos do dinamismo comercial no quadro de uma economia préindustrial
  • Referir elementos de mudanças políticas, sociais e económicas no projeto pombalino
  • Identificar/aplicar os conceitos: Antigo Regime
  • Sociedade de Ordens
  • Absolutismo
  • Mercantilismo
  • Manufatura. A cultura em Portugal no contexto europeu Caracterizar a arte e a mentalidade barrocas
  • Concluir que os avanços verificados na ciência e na técnica se relacionaram com o desenvolvimento do método científico
  • Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes
  • Destacar a afirmação do poder absoluto no urbanismo pombalino
  • Compreender a ação dos estrangeirados e do Marquês de Pombal no contexto do pensamento iluminista
  • Identificar/aplicar os conceitos: Barroco
  • Revolução científica
  • Racionalismo
  • Iluminismo
  • Estrangeirado
  • Separação de poderes
  • Soberania popular
  • Direitos Humanos.

CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX

  • A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial Sublinhar a ligação existente entre as novas tendências demográficas, a transformação da estrutura da propriedade agrícola e as inovações técnicas
  • Analisar as condições que favoreceram o arranque da Revolução industrial e as alterações verificadas no regime de produção
  • Identificar/aplicar os conceitos: Revolução agrícola
  • Enclosure
  • Explosão demográfica
  • Êxodo rural
  • Revolução industrial
  • Maquinofatura
  • O triunfo das revoluções liberais Compreender as razões que justificaram o primeiro processo de independência por parte de um território colonial europeu (EUA)
  • Destacar no processo revolucionário francês a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei
  • Compreender a importância das conquistas da revolução francesa para o liberalismo, estabelecendo ligações com o caso português
  • Interpretar a revolução liberal portuguesa, identificando causas e as diversas propostas políticas expressas na Constituição de 1822, na Carta Constitucional de 1826 e na resistência absolutista
  • Contextualizar a independência do Brasil no processo revolucionário liberal português
  • Reconhecer que o fim do Antigo Regime e o estabelecimento de uma nova ordem liberal e burguesa em Portugal resultou numa guerra civil
  • Identificar/aplicar os conceitos: Liberalismo
  • Constituição
  • Cidadania
  • Carta Constitucional
  • Sufrágio censitário / sufrágio universal
  • Monarquia constitucional/Estado federal/República.

O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX

  • Transformações económicas, sociais e culturais Identificar as principais potências industrializadas no século XIX, ressaltando a importância da revolução dos transportes para a mundialização da economia
  • Selecionar as alterações que se operaram a nível económico, social e demográfico devido ao desenvolvimento dos meios de produção
  • Relacionar as condições de vida e trabalho do operariado com o aparecimento dos movimentos reivindicativos e da ideologia socialista
  • Relacionar o aparecimento das novas correntes culturais e artísticas com as transformações da revolução industrial e a confiança no conhecimento científico
  • Identificar/aplicar os conceitos: Capitalismo industrial e financeiro
  • Liberalismo económico
  • Mercado nacional
  • Classes médias
  • Proletariado
  • Marxismo
  • Socialismo
  • Comunismo
  • Sindicalismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Impressionismo. O caso português Analisar a política económica regeneradora, nomeadamente o investimento efetuado nas infraestruturas de transporte, que moldaram o desenvolvimento da agricultura e a industrialização
  • Relacionar a emigração com as dificuldades sentidas pelos pequenos produtores rurais na segunda metade do século XIX
  • Integrar a emigração portuguesa da segunda metade do século XIX no contexto das migrações europeias do período. Justificar o aparecimento e desenvolvimento do operariado português
  • Identificar/aplicar o conceito: Regeneração.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 8º Ano História