Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 6º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Explicitar, com fundamentação adequada, sentidos implícitos.
  • Distinguir factos de opiniões na explicitação de argumentos

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

  • Comunicar, em contexto formal, informação essencial (paráfrase, resumo) e opiniões fundamentadas.
  • Planificar, produzir e avaliar textos orais (relato, descrição, apreciação crítica), com definição de tema e sequência lógica de tópicos (organização do discurso, correção gramatical), individualmente ou em grupo.
  • Fazer uma apresentação oral, devidamente estruturada, sobre um tema.
  • Captar e manter a atenção da audiência (olhar, gesto, recurso eventual a suportes digitais).
  • Utilizar, de modo intencional e sistemático, processos de coesão textual: anáforas lexicais e pronominais, frases complexas, expressões adverbiais, tempos e modos verbais, conectores frásicos.

LEITURA:

  • Ler textos com características narrativas e expositivas de maior complexidade, associados a finalidades várias (lúdicas, estéticas, publicitárias e informativas) e em suportes variados.
  • Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
  • Explicitar o sentido global de um texto.
  • Fazer inferências, justificando-as.
  • Identificar tema(s), ideias principais e pontos de vista.
  • Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
  • Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
  • Distinguir nos textos características da notícia, da entrevista, do anúncio publicitário e do roteiro (estruturação, finalidade).
  • Conhecer os objetivos e as formas de publicidade na sociedade atual.

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Ler integralmente obras literárias narrativas, poéticas e dramáticas (no mínimo, quatro poemas de autores portugueses, quatro poemas de autores lusófonos, um poema do Romanceiro, de Almeida Garrett, dois contos de Grimm, três narrativas extensas de autor, um texto dramático, da literatura para a infância, de adaptações de clássicos e da tradição popular). Interpretar adequadamente os textos de acordo com o género literário.
  • Analisar o sentido conotativo de palavras e expressões.
  • Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha).
  • Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.
  • Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.
  • Explicar recursos expressivos utilizados na construção de textos literários (designadamente anáfora e metáfora).
  • Expressar reações aos livros lidos e partilhar leituras através de declamações, representações teatrais, escrita criativa, apresentações orais.
  • Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

ESCRITA:

  • Escrever textos de caráter narrativo, integrando o diálogo e a descrição.
  • Utilizar sistematicamente processos de planificação, textualização e revisão de textos.
  • Utilizar processadores de texto e recursos da Web para a escrita, revisão e partilha de textos.
  • Intervir em blogues e em fóruns, por meio de textos adequados ao género e à situação de comunicação.
  • Redigir textos de âmbito escolar, como a exposição e o resumo.
  • Produzir textos de opinião com juízos de valor sobre situações vividas e sobre leituras feitas.

GRAMÁTICA:

  • Identificar a classe de palavras: verbo copulativo e auxiliar (da passiva e tempos compostos); conjunção e locução conjuncional (coordenativa copulativa e adversativa; subordinativa temporal e causal),as de tratamento mais usuais no relacionamento interpessoal, em diversos contextos de formalidade. determinante indefinido, pronome indefinido; quantificador.
  • Conjugar verbos regulares e irregulares no presente, no pretérito imperfeito e no futuro do modo conjuntivo, no condicional.
  • Utilizar apropriadamente os tempos verbais na construção de frases complexas e de textos.
  • Empregar adequadamente o modo conjuntivo como forma supletiva do imperativo.
  • Identificar funções sintáticas: predicativo do sujeito, complementos (oblíquo e agente da passiva) e modificador (do grupo verbal).
  • Transformar a frase ativa em frase passiva (e vice-versa) e o discurso direto em discurso indireto (e vice-versa).
  • Colocar corretamente as formas átonas do pronome pessoal adjacentes ao verbo (próclise, ênclise e mesóclise).
  • Compreender a ligação de orações por coordenação e por subordinação.
  • Classificar orações coordenadas copulativas e adversativas e orações subordinadas adverbiais temporais e causais. Distinguir derivação de composição. Explicar a utilização de sinais de pontuação em função da construção da frase. Mobilizar no relacionamento interpessoal formas de tratamento adequadas a contextos formais.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 6º Ano Português