No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ORALIDADE - COMPREENSÃO:
- Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
- Organizar a informação do texto e registá-la, por meio de técnicas diversas.
- Controlar a produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores
ORALIDADE - EXPRESSÃO:
- Preparar apresentações orais (exposição, reconto, tomada de posição) individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.
- Planificar e produzir textos orais com diferentes finalidades. Intervir, com dúvidas e questões, em interações com diversos graus de formalidade, com respeito por regras de uso da palavra.
- Captar e manter a atenção da audiência (postura corporal, expressão facial, clareza, volume e tom de voz).
- Produzir um discurso com elementos de coesão adequados (concordância; tempos verbais; advérbios; variação das anáforas; uso de conectores frásicos e textuais mais frequentes).
LEITURA:
- Ler textos com características narrativas e expositivas, associados a finalidades lúdicas, estéticas e informativas.
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
- Explicitar o sentido global de um texto.
- Fazer inferências, justificando-as.
- Identificar tema(s), ideias principais e pontos de vista.
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
- Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
- Analisar textos em função do género textual a que pertencem (estruturação e finalidade): verbete de enciclopédia, entrevista, anúncio publicitário, notícia e carta formal (em diversos suportes).
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- Ler integralmente textos literários de natureza narrativa, lírica e dramática (no mínimo, um livro infanto juvenil, quatro poemas, duas lendas, três contos de autor e um texto dramático - selecionados da literatura para a infância, de adaptações de clássicos e da tradição popular).
- Interpretar o texto em função do género literário. Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões.
- Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação.
- Explicar recursos expressivos utilizados na construção dos textos literários (designadamente personificação, comparação).
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados nas obras lidas e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.).
- Valorizar a diversidade cultural patente nos textos.
- Fazer declamações e representações teatrais.
- Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em livros, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
ESCRITA:
- Descrever pessoas, objetos e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais.
- Planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização.
- Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.
- Escrever com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
- Aperfeiçoar o texto depois de redigido.
- Escrever textos de natureza narrativa integrando os elementos que circunscrevem o acontecimento, o tempo e o lugar, o desencadear da ação, o desenvolvimento e a conclusão, com recurso a vários conectores de tempo, de causa, de explicação e de contraste.
- Escrever textos em que se defenda uma posição com argumentos e conclusão coerentes, individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.
GRAMÁTICA:
- Identificar a classe das palavras: verbo principal (transitivo e intransitivo) e verbo auxiliar, advérbio, conjunção.
- Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito maisque-perfeito (simples e composto) do modo indicativo.
- Identificar o particípio passado e o gerúndio dos verbos.
- Sistematizar processos de formação do feminino dos nomes e adjetivos.
- Sistematizar a flexão nominal e adjetival quanto ao número.
- Identificar os constituintes da frase com as seguintes funções sintáticas: sujeito (simples e composto),vocativo, predicado; complemento (direto e indireto).
- Distinguir frases simples de frases complexas.
- Empregar, de modo intencional e adequado, conectores com valor de tempo, de causa, de explicação e de contraste.
- Analisar palavras a partir dos seus elementos constitutivos (base, radical e afixos), com diversas finalidades (deduzir significados, integrar na classe gramatical, formar famílias de palavras).
- Compreender a composição como processo de formação de palavras.
- Explicitar regras de utilização dos sinais de pontuação.
- Mobilizar formas de tratamento mais usuais no relacionamento interpessoal, em diversos contextos de formalidade.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 5º Ano Português)