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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 5º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
  • Organizar a informação do texto e registá-la, por meio de técnicas diversas.
  • Controlar a produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

  • Preparar apresentações orais (exposição, reconto, tomada de posição) individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.
  • Planificar e produzir textos orais com diferentes finalidades. Intervir, com dúvidas e questões, em interações com diversos graus de formalidade, com respeito por regras de uso da palavra.
  • Captar e manter a atenção da audiência (postura corporal, expressão facial, clareza, volume e tom de voz).
  • Produzir um discurso com elementos de coesão adequados (concordância; tempos verbais; advérbios; variação das anáforas; uso de conectores frásicos e textuais mais frequentes).

LEITURA:

  • Ler textos com características narrativas e expositivas, associados a finalidades lúdicas, estéticas e informativas.
  • Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
  • Explicitar o sentido global de um texto.
  • Fazer inferências, justificando-as.
  • Identificar tema(s), ideias principais e pontos de vista.
  • Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
  • Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
  • Analisar textos em função do género textual a que pertencem (estruturação e finalidade): verbete de enciclopédia, entrevista, anúncio publicitário, notícia e carta formal (em diversos suportes).

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Ler integralmente textos literários de natureza narrativa, lírica e dramática (no mínimo, um livro infanto juvenil, quatro poemas, duas lendas, três contos de autor e um texto dramático - selecionados da literatura para a infância, de adaptações de clássicos e da tradição popular).
  • Interpretar o texto em função do género literário. Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões.
  • Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação.
  • Explicar recursos expressivos utilizados na construção dos textos literários (designadamente personificação, comparação).
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados nas obras lidas e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.).
  • Valorizar a diversidade cultural patente nos textos.
  • Fazer declamações e representações teatrais.
  • Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em livros, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

ESCRITA:

  • Descrever pessoas, objetos e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais.
  • Planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização.
  • Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.
  • Escrever com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
  • Aperfeiçoar o texto depois de redigido.
  • Escrever textos de natureza narrativa integrando os elementos que circunscrevem o acontecimento, o tempo e o lugar, o desencadear da ação, o desenvolvimento e a conclusão, com recurso a vários conectores de tempo, de causa, de explicação e de contraste.
  • Escrever textos em que se defenda uma posição com argumentos e conclusão coerentes, individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.

GRAMÁTICA:

  • Identificar a classe das palavras: verbo principal (transitivo e intransitivo) e verbo auxiliar, advérbio, conjunção.
  • Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito maisque-perfeito (simples e composto) do modo indicativo.
  • Identificar o particípio passado e o gerúndio dos verbos.
  • Sistematizar processos de formação do feminino dos nomes e adjetivos.
  • Sistematizar a flexão nominal e adjetival quanto ao número.
  • Identificar os constituintes da frase com as seguintes funções sintáticas: sujeito (simples e composto),vocativo, predicado; complemento (direto e indireto).
  • Distinguir frases simples de frases complexas.
  • Empregar, de modo intencional e adequado, conectores com valor de tempo, de causa, de explicação e de contraste.
  • Analisar palavras a partir dos seus elementos constitutivos (base, radical e afixos), com diversas finalidades (deduzir significados, integrar na classe gramatical, formar famílias de palavras).
  • Compreender a composição como processo de formação de palavras.
  • Explicitar regras de utilização dos sinais de pontuação.
  • Mobilizar formas de tratamento mais usuais no relacionamento interpessoal, em diversos contextos de formalidade.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 5º Ano Português