Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 1º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 3º Ano Matemática

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

 

NÚMEROS E OPERAÇÕES:

  • Ler e representar números no sistema de numeração decimal até à centena de milhar, identificar o valor posicional de um algarismo e relacionar os valores das diferentes ordens e classes.
  • Comparar e ordenar números naturais, realizar estimativas do resultado de operações e avaliar a sua razoabilidade.
  • Reconhecer relações numéricas e propriedades das operações e utilizá-las em situações de cálculo. • Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão.
  • Calcular com números racionais não negativos na representação decimal, recorrendo ao cálculo mental e a algoritmos.
  • Representar números racionais não negativos na forma de fração e decimal, estabelecer relações entre as diferentes representações e utilizá-los em diferentes contextos, matemáticos e não matemáticos.
  • Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números racionais não negativos, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
  • Reconhecer regularidades em sequências e em tabelas numéricas, e formular e testar conjeturas.
  • Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática (convenções, notações, terminologia e simbologia).
  • Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
  • Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.

 

GEOMETRIA E MEDIDA:

  • Desenhar e descrever a posição de polígonos (triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos e hexágonos) recorrendo a coordenadas, em grelhas quadriculadas.
  • Identificar propriedades de figuras planas e de sólidos geométricos e fazer classificações, justificando os critérios utilizados.
  • Medir comprimentos, áreas, volumes, capacidades e massas, utilizando e relacionando as unidades de medida do SI e fazer estimativas de medidas, em contextos diversos.
  • Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo grandezas e propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
  • Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática (convenções, notações, terminologia e simbologia).
  • Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
  • Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.

 

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS:

  • Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
  • Reconhecer e dar exemplos de acontecimentos certos e impossíveis, e acontecimentos possíveis (prováveis e pouco prováveis).
  • Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados.
  • Planear e conduzir investigações usando o ciclo da investigação estatística (formular questões, escolher métodos de recolha de dados, selecionar formas de organização e representação de dados, analisar e concluir).
  • Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
  • Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
  • Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.

 

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 3º Ano Matemática